quinta-feira, 21 de maio de 2009
Você sabe o que é Toy Art ?
O Outono / Inverno 2009 da I Love Bags traz como referência a Toy Art, uma arte contemporânea que tem viciado muitos adultos por ai, que chegam a gastar muito dinheiro com novas aquisições para suas coleções.
Um dos principais atrativos para os colecionadores é a exclusividade de seus toys, pois a maioria deles é feito em tiragem limitada. No geral, são feitos em vinil ou materiais plásticos, mas também podem ser feitos em tecido, papel, ou qualquer outro material que seja um suporte interessante para o artista.
Muitos designers, artistas plásticos, grafiteiros, ilustradores são convidados para criar um toy art com o seu estilo. Mas também existem os DIY(Do It Yourself), que são toys, geralmente brancos, onde você pode criar o seu toy art exclusivo. Existem até concursos para eleger os melhores DIY.
Conheça um pouco mais do toy art, através de alguns termos característicos desta arte:
• DIY
Do It Yourself, ou "faça você mesmo". São toys customizáveis, geralmente brancos, sem desenho algum. São vendidos para quem quiser fazer a arte do seu jeito, criando um design exclusivo. Usa-se tintas, canetas especiais, tecidos, acessórios, etc.
• Customs
Customs (ou customizações) são toys modificados por artistas para se obter um design único, aproveitando a produção e formato do mesmo. Vários artistas vivem exclusivamente de customizações, vendendo ou leiloando suas criações.
• Séries
Uma série é uma linha de variações gráficas sobre um mesmo modelo de toy. Também podem ser vários toys de formas diferentes sobre um mesmo tema, ou variações de formas e/ou desenhos de um só artista. Uma série típica possui cerca de 10 a 15 toys, variações de ratio e toys secretos.
• Blind Box
São toys que vêm em pequenas caixas lacradas, e quem compra não sabe o que tem dentro. A desvantagem: você pode comprar dois boxes e tirar o mesmo toy. A vantagem: se você der sorte, pode tirar um item raro, que pode valer no mercado centenas de dólares. Uma característica interessante: para evitar ao máximo que espertinhos abram as caixas e vejam o que há dentro antes de vender, algumas empresas colocam seus toys em embalagens metálicas, que não revelam o conteúdo - nem em Raio-X.
• Open Box
É uma blind box aberta. O comprador, nesse caso, já sabe o que tem dentro. Isso é bom pra quem não pode ou não quer comprar várias unidades fechadas pra tirar o toy que lhe agrada. Ou precisa apenas completar sua coleção mais facilmente. Porém o preço do toy varia conforme sua ratio, o que não acontece com a blind box, onde o preço é fixo.
• Ratio
Nas Blind Boxes, é a proporção em que você pode encontrar o toy. Por exemplo, se um toy tiver ratio de 2/25, você poderá encontrar dois iguais num lote de 25 boxes. Os mais raros são os 1/100, 1/400, por exemplo. Porém, existem casos em que mesmo sendo comuns, alguns toys se tornam raros, por serem mais procurados ou desejáveis.
• Chases
Nas Blind Boxes (ou qualquer linha de toys), normalmente existem os chases, que são unidades secretas de uma série. Seu ratio é indeterminado (??/??) e geralmente a figura não vem impressa na embalagem e não é divulgada logo de início. Também chamados de mystery figures. Porém, um chase não é necessariamente raro. A presença de um chase incentiva o colecionismo e o valor do toy/série.
Alguns links interessantes para quem quiser conhecer melhor esse movimento artístico:
www.plastiksp.com.br
www.bananasuicida.com.br
www.toytoons.com
www.toylife.co.uk
www.cottonmonster.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário